Fratura por osteoporose: um dilema da terceira idade

Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

fratura por osteoporose é um impasse que preocupa muitas pessoas, especialmente os idosos. Essa doença que aflige a terceira idade é causada pela descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis com o passar do tempo. Isso acontece devido ao histórico familiar ou à idade avançada. Assim, a qualidade deles é comprometida, o que faz um impacto rotineiro se tornar um machucado mais grave. No caso das mulheres, esse quadro é visto como mais comumente, pois a menopausa é a responsável em afetar os ossos.

Devido a esses fatores, a fratura por osteoporose se torna mais recorrente. De todas as partes do corpo, a região que é mais ignorada é a coluna, onde o machucado é visto como um incômodo casual, como se fosse uma dor nas costas. Por causa disso, muitas pessoas demoram a ir ao médico para checar o problema e consomem analgésicos ou relaxantes musculares na tentativa de amenizar a dor.

Se o idoso tem essa doença e sente dor na coluna (ou em qualquer outra parte do corpo), que dura mais tempo que o normal, pode ser uma fratura por osteoporose. Uma queda ou um mau jeito são o bastante para que os ossos sejam comprometidos, pois eles perderam a força e a sensibilidade. Isso pode acontecer até mesmo na coluna, uma parte um tanto quanto esquecida, pois os cuidados sempre são focados nos braços e nas pernas. Porém, quem sente mais o peso das lesões são os pulsos, a coluna e o quadril. Assim, os idosos ficam em constante observação, pois esses machucados tendem a ser dolorosos, sem contar que podem impedi-los de caminharem por conta própria.

Como prevenir a fratura por osteoporose?

As necessidades do organismo mudam conforme ficamos mais velhos. Os ossos têm como uma das funções reabsorver o cálcio e o fosfato, substância responsável em deixá-los fortes o bastante para resistir qualquer impacto. Quando isso acontece em excesso, eles ficam quebradiços e suscetíveis a uma fratura por osteoporose na coluna, por exemplo, independente se houve uma queda ou não.

Há quem ache que, quem não toma leite, tem grande probabilidade de ter a doença. Quem não gosta da bebida, o segredo é consumir produtos que tenham cálcio que podem ser encontrados nos derivados, como o queijo. Infelizmente, a osteoporose não tem cura, o que exige um tratamento constante e medicamentos para estabilizá-la e, claro, para diminuir o risco de fraturas.

Quais são as causas?

Batidas, quedas e movimentos que causam traumatismo superior à capacidade de deformação do osso geram uma fratura. Há, porém, as fraturas patológicas, que ocorrem por impactos mínimos e que estão presentes em pacientes pré-dispostos a terem uma fratura por conta do enfraquecimento dos ossos. Nesses casos, geralmente, constata-se quadro de osteoporose ou tumores ósseos.

E os principais sinais e sintomas, quais são?

Segundo os relatos dos pacientes, as queixas mais comuns são: dores, inchaço, incapacidade de movimentar a parte do corpo fraturada, sinais de traumatismo (hematomas) etc. Se você notou algum desses sintomas, procure imediatamente seu médico para que a situação não se agrave.

Como um médico faz o diagnóstico da fratura óssea?

No geral, é feito um exame de radiografia para identificar a fratura. Mas, conforme as circunstâncias do caso, e se for necessária intervenção cirúrgica, demais exames podem ser exigidos para avaliação geral do paciente, como ressonância magnética e outros exames de imagens.

Além disso, cabe avaliar o estado geral do paciente com exames de sangue que identifiquem as taxas hormonais e a própria composição corporal.

Após a imobilização da parte fraturada ou da cirurgia realizada, muitos cuidados devem ser mantidos para que o osso se regenere. Após um tempo, é recomendada fisioterapia e visitas constantes ao médico, para manutenção do tratamento.

Ao contrário do que se imagina, uma pessoa que apresenta osteoporose precisa praticar atividades físicas, como a caminhada. Este quadro é associado com certa frequência como uma “doença feminina”, mas os homens podem desenvolvê-la também. Para ter uma vida mais saudável, é indicado abandonar o sedentarismo e o consumo de álcool e de cigarros. Esse combo pode muito bem camuflar fraturas por osteoporose e até o diagnóstico da doença. Procure um nutricionista para ter uma dieta rica em cálcio e proteínas.

Está à procura de medicamentos/osteoporose“>remédios para osteoporoseCompare preços dos remédios no CliqueFarma e encontre a melhor opção para você.

Fonte: Ortocenter.com.br

fraturasosteoposore

Redação CliqueFarma

Redação CliqueFarma

Nossa equipe de especialistas prepara conteúdos de qualidade para transformar a relação das pessoas com a saúde. Além disso, adoramos trazer dicas pra todo mundo economizar em medicamentos e produtos de beleza e bem-estar.

Deixe um comentário

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações
Em destaque

Genéricos mais baratos e econômicos com o CliqueFarma. Economize nos seus medicamentos.