Colágeno: o que é e para que serve?

Homem segurando cápsula de colágeno
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

Você talvez já tenha ouvido falar sobre o colágeno e seu efeito rejuvenescedor. Mas se engana quem pensa que essa é uma substância artificial e não inerente ao nosso organismo: a verdade é que o colágeno já está presente desde a nossa concepção!

O que acontece é a diminuição de sua densidade conforme envelhecemos, trazendo sinais como flacidez, rugas e ressecamento.

Por isso, a sua reposição se tornou bastante comum, seja através de cápsulas ou cosméticos. Nesse artigo você vai entender os benefícios e os tipos de colágeno disponíveis no mercado para as mais variadas necessidades, afinal, há opções com efeitos rápidos para a pele do rosto e até para a saúde muscular.

O que é colágeno?

O colágeno é uma substância com inúmeras funções em nosso organismo, representando em média 30% de todas as proteínas utilizadas para a formação de diversas estruturas importantes, como tecidos e ossos.

Mas provavelmente seu papel mais conhecido é o de manutenção de nossa pele, sendo o principal responsável por ela. 

A partir dos 20 anos, os nossos níveis de colágeno começam a cair, enquanto que as enzimas que o destroem aumentam. Por isso, muitos jovens nessa faixa etária optam pela suplementação de forma preventiva. Mas é a partir dos 30 anos que se inicia uma diminuição significativa do colágeno no metabolismo.

No mercado, há inúmeros produtos à base de colágeno para o uso na pele, como cremes rejuvenescedores e hidratantes. Além de cápsulas para uso oral.

Já que é uma substância de origem animal, é importante estar atento a contraindicações. A ingestão inadequada pode facilitar o aparecimento de restrições ou alergias alimentares. E há também fabricantes que indicam a presença de amendoim, leite ou soja em suas composições – importante descartar alergias antes do consumo.

Quais os benefícios do colágeno?

O colágeno, por ser de grande importância estrutural, possui inúmeros efeitos em nossa saúde e aparência.

Em relação à pele, por exemplo, podemos citar:

  • Melhora da elasticidade, firmeza e hidratação;
  • Prevenção do envelhecimento, como a aparição de rugas e linhas de expressão;
  • Auxílio no processo de cicatrização;
  • Prevenção de celulites e estrias.

Inclusive, se esse for seu principal interesse, talvez goste de saber mais sobre peeling, ácido hialurônico, botox e vitamina E.

Mas há vários outros aspectos positivos, como:

  • Aumento da qualidade de cabelos e unhas;
  • Promoção da saúde articular, o que envolve tendões e ligamentos;
  • Diminuição da perda de massa magra e desempenho muscular;
  • Auxílio no tratamento de doenças relacionadas.

Porém, é importante considerar que nem todas as suplementações possuem a mesma finalidade, existem variações específicas para cada objetivo.

Leia também:
Vitamina E: saiba para que serve, benefícios e quando suplementar
Como a vitamina D ajuda na prevenção de doenças?
Ferro: saiba tudo que ele pode fazer pelo seu corpo

Qual o melhor colágeno? 

As variações mais difundidas no mercado são as hidrolisadas. Já que, em sua forma nativa, o colágeno não se mistura na água, dificultando sua absorção pelo corpo. Por isso, há um complexo procedimento que o torna solúvel e assim facilita a ingestão.

Mas, de forma geral, os diferentes tipos de colágeno são formados a partir da fibra de colágeno nata que, através um processo enzimático, se fragmenta em pequenos pedaços, conhecidos como peptídeos. Nessa fase é possível separar todas as partes que têm funções específicas para pele, por exemplo. Dessa forma, a escolha do melhor colágeno depende principalmente do uso que você procura.

Os mais conhecidos são:

Colágeno tipo I: promove a manutenção de pele e ossos, podendo ser encontrado na forma de colágeno hidrolisado. 

Colágeno tipo II: está envolvido nos processos de cartilagem, sendo muito usado em medicamentos para saúde articular na forma não hidrolisada. Recomenda-se que sua utilização seja feita mediante a indicação clínica de um reumatologista.

Colágeno tipo III: relacionado à pele e aos músculos, geralmente é encontrado na forma de colágeno hidrolisado.

Embora muitos achem que Verisol também é um tipo de colágeno, na verdade trata-se de uma tecnologia patenteada de extração de colágeno tipo I hidrolisado. São os chamados peptídeos bioativos de colágeno, fragmentos pequenos com boa solubilidade em água e ótima absorção pelo nosso organismo. 

Pela especificidade de seu uso, geralmente a dose desse ativo é menor se comparada aos demais, e é importante se atentar à quantidade adequada

No caso do colágeno específico para pele, cabelos e unhas é importante a presença de biopeptídeos ativos no produto – ou seja, a tecnologia Verisol – correspondendo a 2,4g diárias. 

De toda forma, é importante consultar um nutricionista ou dermatologista para ter as expectativas alinhadas com o resultado e receber o acompanhamento adequado.

Produtos relacionados 

Se você procura um suplemento focado no cuidado com a pele, podemos citar opções como o Suplemento Alimentar Equaliv Colágeno Neutro, que é ótima alternativa solúvel e sem sabor, e o Colágeno Fascia Peptídeos em sachês, enriquecido com vitaminas e sabor laranja.

Colageno cuidados com a pele

Para uma suplementação visando as cartilagens e a saúde articular de forma geral, recomendamos o Colágeno Não Hidrolisado Para Articulação Motilex em cápsulas, o Colágeno 40mg Condres Tipo II em cápsulas. Já uma opção focada no tratamento da osteoporose é o Disfor Artro em sachês.

Colageno saude articulacao

Entre as opções adequadas para a saúde dos músculos – a fim de evitar perdas de massa, força e desempenho – um destaque é o Suplemento Alimentar Sarcopen em sachês.

Colageno muscular

Fique atento à variação de preços nas farmácias: o colágeno da Equaliv, por exemplo, possui ofertas de R$ 89,90 até R$ 181,99. Por isso, recomendamos que acesse o CliqueFarma para encontrar o menor preço entre farmácias de todo o Brasil. Assim, você economiza, compra online e recebe em sua casa.

Consulte um médico especialista, como o dermatologista ou um nutricionista, para tirar outras dúvidas e receber o acompanhamento mais adequado. Gostou do artigo? Aqui no blog você encontra outras informações sobre cuidados com a pele e bem-estar!  

*Preços pesquisados em 18/01/2023

Júlia Corrêa

Júlia Corrêa

Graduada em Farmácia pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), de Minas Gerais, em 2010. Júlia Correa atuou em farmácias, hospitais, gestão de benefício de saúde e na indústria farmacêutica. Possui experiência como propagandista médico nas áreas de pediatria, dermatologia, infectologia e ginecologia. CRF/SP 59683

Deixe um comentário

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações
Em destaque

Genéricos mais baratos e econômicos com o CliqueFarma. Economize nos seus medicamentos.