Reparador de Cabelos (Pontas): Encontre o seu!

reparador de cabelos 2

Pretty happy asian woman applying hair oil to prevent split ends, hair care at home concept, copy space. Beautiful lady wrapped in towel using hair spray, hair treatment at home concept

Avalie esse post

O blog inicia o mês de fevereiro falando sobre cabelos. E o assunto da vez é reparador de cabelos, mais conhecido como reparador de pontas. Aqui vamos falar para que ele é indicado, como usar da maneira correta, as melhores marcas e benefícios e é claro, onde você encontra para comprar pelo melhor preço e condição de entrega! Confira agora mesmo este artigo completo para não perder nenhum detalhe!

Para que serve o reparador de cabelos?

O reparador de cabelos é mais conhecido no mercado como reparador de pontas, um produto cosmético formulado para acabar com as pontas duplas e os frizz em excesso. A maioria é tão potente que diminui bastante a frequência de tais problemas nos fios e até os eliminam de vez! Lembrando que o reparador é um finalizador que deve ser usado de preferência em cabelos danificados e ressecados. Sua função é devolver hidratação para a fibra capilar, deixando-a menos suscetível à ações externas como raios solares, vento e poluição. 

Apesar de renovarmos constantemente a raiz dos nossos cabelos, as pontas não passam por isso. Ao ficarem sem tratamento e corte no período adequado, elas vão apresentar problemas, como ressecamento, elasticidade e pontas duplas. O reparador de cabelos chega como um produto que lida com essa situação ajudando a promover uma aparência bonita aos fios.

Como funciona o mecanismo de ação do reparador de cabelos?

Existem reparadores de cabelos em forma de óleo, mas também de cremes, por exemplo. Mas independente disso, alguns reparadores podem ser utilizados até como protetores térmicos da ação do secador e da chapinha. Eles contam com ativos para reduzir o frizz, devolver a hidratação de volta ao núcleo da fibra dos fios e fechar as cutículas, deixando-os novamente brilhantes e até ajudando contra a porosidade.

Eles penetram na estrutura dos cabelos e disfarçam os problemas das fibras, pelo menos momentaneamente, visto que para de fato corrigi-las, é necessário fazer um cronograma capilar completo alternando hidratação, nutrição e reconstrução para recuperar todos os danos que o cabelo tenha sofrido com o tempo. 

O reparador de cabelos é conhecido como reparador de pontas porque não deve ser aplicado por toda a região dos fios, pois estimula a oleosidade e deixa todo o visual com um aspecto de sujeira.

Como usar o reparador de pontas?

Não só aprender a usar da maneira correta esse produto, é necessário que você saiba entender a hora certa de utilizá-lo para que possa potencializar a beleza dos seus fios. Por exemplo, existem alguns que devem ser usados com os fios ainda úmidos, enquanto outros, com os fios completamente secos.

Você deve sempre se atentar aos rótulos de qualquer reparador de cabelos que for utilizar, pois existem alguns que podem ser usados várias vezes ao dia independente da condição que o cabelo estiver, seco ou úmido e sempre que você sentir a necessidade.

Só se lembre de nunca exagerar na quantidade de produto, principalmente os oleosos, pois correm o risco de deixarem seus fios extremamente pesados com aspecto de sujo e devem ser aplicados apenas nas pontas, passando bem longe da raiz.

Lembre-se que seu efeito funciona apenas por um tempo e durante a aplicação. Distribua uniformemente pelas pontas dos fios, sem permitir acúmulo em apenas um local e quando for lavar novamente, pode ser que o frizz e o ressecamento voltem a dar as caras.

Não se esqueça também de fazer em conjunto sempre um bom cronograma capilar com tratamentos de hidratação, nutrição e restauração, assim seus cabelos vão recuperando a saúde, o brilho e consequentemente a beleza de uma vez por todas.

Não conte com um milagre!

Como vimos até o momento, o reparador de cabelos é um ótimo produto! Ele dá brilho aos fios, disfarça os frizz, deixa-os com um aspecto de hidratação, disfarça pontas duplas e até sela cutículas. Mas é verdade também que ele não resolve todos os problemas do nosso cabelo e não é milagroso!

Apesar de um coringa para ser usado no dia a dia, não substitui de forma alguma cuidados essenciais como um bom corte a cada 3 meses, hidratação e outros produtos que sabemos ser muito importantes para a saúde dos fios!

A solução definitiva não está no reparador, ele serve mais como um curativo temporário. A rotina semanal de cuidados ainda é de extrema necessidade a fim de que seus cabelos sejam devidamente tratados, portanto, use o reparador de cabelos como um paliativo e auxiliar.

Qual a melhor textura do reparador de cabelos?

Creme, óleo reparador de pontas ou silicone, qual devo usar?

Você entendeu até o momento os benefícios de se fazer uso de um bom reparador de pontas. Agora precisa escolher uma textura adequada para o seu tipo de cabelo e preferência. Vamos falar um pouquinho sobre eles?

Diferentes não só na textura, eles também têm finalidades, características e até benefícios diferentes e isso podemos destacar nesse tópico para você entender um pouco melhor sobre isso para que possa optar, veja:

Óleo reparador de cabelos

Talvez a mais conhecida e popular, não costuma deixar os fios pesados, é um bom desembaraçante, estimula os fios a ficarem mais brilhantes e sedosos, isso porque alguns deles contam com substâncias como o D-pantenol, uma vitamina que ajuda na reparação de fios que passaram danos. 

Normalmente também faz um bom papel como protetor térmico, ajudando os fios a não ressecarem prontamente ao sucumbirem ao calor do secador e da chapinha, ou babyliss. Outra vantagem é que mesmo apesar de ser apresentado em óleo, ele tem boa duração e se usado na quantidade certa, não aparenta aspecto oleoso e sujo nos cabelos.

Em apresentação de silicone

Se você sofre com muito frizz, essa deve ser a melhor opção de reparador de cabelos. À base de silicone, esses produtos vão selar melhor as pontinhas, reduzindo o excesso de volume dos fios e controlando e disciplinando melhor esses fios. Mas lembrando que sua função não é a de nutrição, certo?

Ao contrário do óleo, pode ser que em alguns tipos de cabelos ele se torne pesado demais, o que exige mais cuidados na hora da aplicação, pois tem um peso mais denso. Porém, essas versões costumam funcionar melhor em fios mais crespos, cacheados e grossos.

Creme

Este tipo de reparador de cabelos tem textura mais leve e é indicado para cabelos finos e que ficam pesados mais facilmente. Sua formulação costuma ajudar a proteger a cutícula e a fechar as cutículas dos fios.

Ele pretende proteger o cabelo da ação do tempo, como chuva, vento, piscinas com muito cloro, etc. 

Do que se trata o fluido reparador?

Quando nosso cabelo está com esse aspecto de ressecado, descuidado, espigado e sem vida, com pontas duplas, como o nome sugere, podemos utilizar o fluido reparador de pontas. É o mesmo produto que estamos falando aqui. Ele conta com fórmulas diferenciadas com combinações de substâncias mais indicadas para o problema específico que o seu cabelo possa estar enfrentando.

O que vemos comumente nos fluidos reparadores é o silicone, um ingrediente que ajuda na selagem das cutículas para que seja possível reter os nutrientes lá dentro das fibras e ajuda para que a hidratação dure por mais tempo e o efeito seja imediato. 

Como usá-lo?

Nenhum tipo de reparador de cabelos deve ser usado próximo à raiz dos fios. É sempre importante utilizá-los no máximo com um palmo de distância do fim do cabelo para que o produto alcance as pontas por completo. Caso contrário, as glândulas sebáceas podem ser estimuladas a produzir mais oleosidade e seu cabelo ficar com aspecto engordurado e sujo.

Pode utilizar apenas quatro a cinco gotas no máximo do produto que você já conseguirá adquirir o benefício desejado, o que torna o fluido econômico e que rende muito! 

Ah! E como já pontuado antes, leia com atenção o rótulo para saber se os fios devem estar secos ou levemente úmidos na hora da aplicação do produto porque algumas marcas recomendam uso exclusivo em condições específicas. Por isso, pode perder alguns minutinhos se atentando a isso para que não corra o risco de não conseguir o efeito desejado, ok?!

Quando usá-lo?

Como o reparador de cabelos pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, é importante que especialmente fios danificados tirem proveito dos seus benefícios. Então, você deve usá-lo como finalizador principalmente se faz muito uso de secadores, babyliss ou chapinhas, por exemplo e deseja acabar com as pontas duplas, frizz e quer aumentar o brilho e a aparente hidratação e balanço que ele aparenta ter perdido.

Veja mais alguns casos em que o uso destes também pode ser indicado e ele irá beneficiar seus cabelos:

Quando apresenta muito frizz: o reparador de cabelos vai ajudar a acabar com o frizz por disciplinar seus fios, deixando-os brilhantes e com movimento natural;

Quando é crespo/cacheado e está danificado: pelo fato dos fios serem em formato de espiral, o óleo que o couro cabeludo produz tem mais dificuldade de chegar até as pontas de cabelos crespos e cacheados, por este motivo, eles têm uma tendência maior ao ressecamento. Assim, o reparador aplicado direto nas pontas, ajuda muito nessa questão para esse tipo de cabelo;

Quando realiza procedimentos químicos que ressecam e danificam os fios: normalmente, os processos químicos causam tanto porosidade quanto ressecamento nos fios, principalmente se são feitos constantemente. Reparadores de cabelos ajudam nessa questão, pois ajudam a devolver água a esses fios, já que esses processos enfraquecem os cabelos por estimularem a perda de água das suas fibras.

Outros cabelos que podem ser amigos do reparador de pontas:

  • Aqueles que estiverem com pontas duplas;
  • Os com fios fracos e quebradiços;
  • Os que embaraçam muito, muita dificuldade em penteá-los;
  • Se você procura por mais brilho e maciez para o seu cabelo;.
  • Se você faz uso frequente e entende que precisa proteger seus fios de acessórios térmicos. (secador, babyliss e chapinha).

Qual reparador de cabelos devo escolher?

É verdade que como o produto tem feito bastante sucesso e obtido bons resultados por aí, cada vez mais marcas têm investido nas suas versões e oferecido composições diferenciadas para objetivos diferentes também. Então na hora de escolher, ficamos com muitas dúvidas a respeito mesmo. Qual será o mais indicado para mim e para o meu tipo de cabelo?

Alguns aspectos você deve levar em consideração antes de optar pelo melhor reparador para os seus cabelos. Fazer uma pequena autoanálise vai ajudar a descobrir com certeza se certo tipo atenderá as necessidades imediatas do seu problema e se isso vai funcionar para você. Por exemplo, pergunte-se se você está com muito frizz e se achar que esse é o maior problema, a base do seu reparador precisa ser de silicone. 

Agora se o problema maior mesmo for desidratação, aí precisa apelar para os extratos de óleos vegetais que capricham na nutrição, então procure por aqueles reparadores enriquecidos com óleo de argan, oliva, amêndoas ou rícino, por exemplo.

Você pode fazer alguns testes rápidos em lojas que vendam o cosmético e oferecem o produto antes de comprá-lo, sem compromisso. Aí você lê o rótulo, pesquisa a composição e vê se ela se encaixa nas suas necessidades momentâneas (não se esquecendo de optar por versões com proteção solar, hein?!), para começar a aproveitar os benefícios desde já! 

Algumas marcas de reparadores de pontas disponíveis para venda

Nazca – Ravor 3 em 1

Um excelente custo-benefício é esse reparador de cabelos da Nazca que tem valor super acessível com um resultado incrível! Além de proteção solar na fórmula, possui silicone e semi de lino que dá um super brilho nos fios, proporcionando um resultado exclusivo e evitando o ressecamento e queima dos mesmos!

Seus cabelos vão ficar brilhantes, sedosos e cheirosos com esse reparador agora mesmo! Não deixe de conferir!

Niely –  Clinihair Nutrição Intensiva

Apesar de uma marca bem popular e muitas vezes injustiçada no mercado de cosméticos, podemos dizer que esse reparador de pontas está se sobressaindo como um produto surpreendente! A marca garante que, apesar de continuar sendo importante o uso de produtos hidratantes, se o cabelo estiver com qualquer aparência de desgastado e ressecado, esse fluido consegue disfarçar tudo isso!

Ele protege bem os fios, dá um brilho todo especial e ainda sela as cutículas!

Reparador Gold Black – Amend

A Amend também é uma marca conhecida e muito bem conceituada no meio dos cosméticos capilares. Seu reparador de cabelos Gold Black é indicado para os tipos crespos e cacheados e normalmente, a marca promete e entrega resultados muito satisfatórios ao disfarçar pontas ressecadas, danificadas, dando um efeito sedoso e mais natural para o fio.

Vale lembrar que esse produto é na versão óleo, portanto, apenas poucas gotas já oferecem o máximo de resultado, senão você corre o risco de deixar seu cabelo com aspecto sem vida e oleoso se pesar a mão.

Onde comprar?

Todos os produtos citados acima são autorizados pela ANVISA.

Você sabia que no Cliquefarma, nós disponibilizamos para você diversos produtos em todas as farmácias da sua região? Aqui você consegue pesquisar os melhores preços e condições de entrega de reparador de cabelos aí na sua casa. Busque agora mesmo!

Viu quantas coisas conseguimos aprender sobre esse produto que às vezes nem damos tanta importância? Vimos como podemos obter benefícios do seu uso para deixar nosso cabelo brilhoso, com mais balanço, livre do frizz e protegido!

Por isso indicamos para você começar agora mesmo a inserir esse produto nos seus cuidados com o cabelo e depois deixar no box abaixo suas experiências para sabermos como tem sido!

Categorias: Cabelo
Redação CliqueFarma: Nossa equipe de especialistas prepara conteúdos de qualidade para transformar a relação das pessoas com a saúde. Além disso, adoramos trazer dicas pra todo mundo economizar em medicamentos e produtos de beleza e bem-estar.